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Um caminho além da exportação em Luxemburgo

25/05/2025

Alvaro Werneck é jornalista formado na PUC-Rio com MBA pela Fundação Getúlio Vargas

A internacionalização é uma palavra que vem se tornando cada vez mais presente nos negócios de pequenas e médias empresas brasileiras. O mesmo ocorre em cenários de instabilidade econômica e política. Dessa forma, internacionalizar tem sido uma forma de diversificar riscos e oportunidades.

A exportação é um dos meios mais comuns que muitos empreendedores identificam para entrar nos negócios internacionais. Entretanto, é importante ter a visão de ir além e entender que uma empresa pode estar presente no mercado internacional de outras formas.

Essa visão se aplica com alianças estratégicas internacionais, através do intercâmbio de pesquisa e desenvolvimento. A sociedade cada vez mais conectada pela internet, e ainda mais com o 5G, permitirá às empresas participarem de redes internacionais, fomentando negócios, relacionamentos e conhecimento.

Do ponto de vista financeiro, a internacionalização coloca Luxemburgo em destaque no mercado europeu, tendo como referências instituições como a Luxembourg for Finance (LFF) ou com fintechs através de seu ecossistema de inovação. O país está presente como centro financeiro na União Europeia, sendo sede, por exemplo, do EIB (European International Bank). A Luxembourg Green Exchange (LGX) emite títulos verdes (green bonds), já sendo uma das principais referências mundiais a respeito.

É possível continuarno tema da internacionalização através de diversas outras áreas no país, como programas de fomento a startups em Luxemburgo com abrangência para inscrição a nível global. A Cargolux, empresa de transporte aéreo está entre as dez mais importantes do mundo. Dessa forma, Luxemburgo merece um destaque especial como um hub de internacionalização no continente europeu. E o país pode ser um importante caminho para as empresas que busquem se internacionalizarem.